Você tem três opções para limpar a língua. Pode usar um raspador de língua, escovar a sua língua com uma escova dental tradicional ou usar uma escova de língua especial. O raspador de língua é um dos métodos tradicionais para a limpeza da língua. Hoje, você pode comprar raspadores feitos de plástico ou de metal. Para utilizá-los, basta posicionar a ponta do raspador no fundo da língua e puxar o raspador delicadamente para a frente.
Algumas pessoas usam a escova dental tradicional para limpar a língua. A desvantagem de usar uma escova dental normal é que as cerdas são projetadas para limpar as superfícies lisas dos seus dentes. A língua, por outro lado, é uma superfície áspera cheia de fendas e reentrâncias, e as cerdas normais da escova dental podem não fazer uma limpeza completa. Um estudo publicado em 2004 pelo Jornal de Periodontia Norte-Americano mostrou que a escova dental reduziu a produção de compostos sulfurados voláteis em 45%, ao passo que o raspador de língua reduziu a produção em 75%.
A terceira opção que você tem à disposição para limpar a língua é uma escova dental com cerdas projetadas para limpar as reentrâncias da língua. Outro estudo, publicado nos Estados Unidos em 2008 pelo Jornal de Ciências Odontológicas Aplicadas, mostrou que essa invenção relativamente recente tem praticamente a mesma eficácia que um raspador de língua tradicional.
Você pode limpar a língua antes ou depois de escovar os dentes. Não há estudos que determinem a ordem certa da limpeza. A sua língua é sensível, de forma que é importante ser cuidadoso e não pressionar o limpador com muita força contra a sua língua. A seguir, algumas dicas genéricas para a limpeza:
Limpar a língua pode acabar sendo uma trabalheira para você. Experimente esses distintos métodos até encontrar um que funcione. Limpadores de língua são baratos e aumentam significativamente a sua higiene bucal, ao mesmo tempo que ajudam a prevenir o mau hálito.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais