Ou seja, se você nota um ou mais sinais de bruxismo, o primeiro passo é marcar uma consulta com um(a) dentista. Assim, será possível fazer uma avaliação.
Mas se você não sabe ao certo quais são esses sintomas, então continue neste conteúdo. Nele, você vai saber mais sobre o que causa bruxismo nos dentes e tratamento.
Boa leitura!
O bruxismo é um transtorno graças ao qual as pessoas apertam, deslizam ou batem os dentes, principalmente durante o sono. Além disso, é involuntário e pode ter várias influências – estresse, ansiedade, problemas de alinhamento dentário ou herança genética.
Ou seja, as causas do bruxismo têm relação com uma combinação de fatores físicos, emocionais, psicológicos e ambientais:
estresse e ansiedade, como resposta à tensão emocional;
condição dentária: desalinhamento, má oclusão ou problemas de mordida podem desequilibrar a força sobre os dentes e nos músculos da mandíbula. Ou seja, o bruxismo pode surgir como uma tentativa de ajuste;
fatores genéticos: algumas pessoas podem ter uma predisposição. Assim, mesmo quem não sofre com estresse ou ansiedade pode começar a ranger os dentes dormindo.
O fato é: não é fácil de notar essa condição. Afinal, como já foi dito, ele tende a se manifestar mais durante o sono. Por isso, muitas pessoas acabam percebendo por meio de companheiros(as), parentes ou amigos. Ou por causa das dores do bruxismo em si.
E vale sempre lembrar que, ao primeiro sinal, fale com o(a) dentista, combinado?
Mas existem formas de descobrir se você sofre com esse problema, ou se os filhos, por exemplo, têm o bruxismo infantil.
Veja quais podem ser os sintomas de bruxismo:
Por conta da tensão excessiva, é comum que os músculos da mandíbula fiquem doloridos. Eles são responsáveis pelo movimento da mastigação e quem tem bruxismo pode sentir estalos ou até dificuldades para mexer a boca.
Esses estalos têm relação com a disfunção temporomandibular (ou ATM - articulação temporomandibular).
Essa articulação liga o osso temporal do crânio à mandíbula inferior, permitindo os movimentos da boca. Quando o bruxismo é severo, pode acontecer a inflamação dos tecidos, o que causa dor.
O ato de ranger os dentes pode levar ao desgaste do esmalte dental.
E o esmalte é uma camada protetora dos dentes, que, apesar de resistente, pode ficar cada vez mais frágil se o bruxismo não for tratado.
Quando isso acontece, a dentina fica mais exposta aos estímulos externos, como bebidas e alimentos frios, quentes, ácidos ou doces.
É raro, mas algumas pessoas acordam quando estão rangendo ou apertando os dentes.
Mesmo que esse despertar seja breve, acaba interrompendo o ciclo de sono. O resultado disso é que, no dia seguinte, a sensação de cansaço é inevitável!
Com o passar do tempo, a repetição de movimentos pode causar um desgaste dental. Ou seja, os dentes frontais podem ficar mais curtos e as bordas dos outros dentes podem ficar bem irregulares.
O(a) dentista faz uma avaliação clínica completa para diagnosticar:
examina a boca, mandíbula e dentes;
analisa os sintomas que você possa ter.
Depois de fechar o diagnóstico, ele(a) define então o tratamento para bruxismo, que pode envolver:
placas protetoras: as placas de bruxismo são usadas durante o sono, protegendo a arcada do atrito;
tratamento para ansiedade: nesse caso, pode envolver uma t erapia cognitivo-comportamental ou sessões de meditação ou ioga;
tratamento ortodôntico: para evitar o atrito entre a arcada superior e inferior, pode ser necessário um aparelho para corrigir e alinhar a mordida.
Agora, se o bruxismo já causou um desgaste dental nos seus dentes, é fundamental ter um cuidado diário com a sua higiene oral.
Nesse caso, Colgate Sensitive Pro Alívio é um forte aliado.
Além de dor de cabeça, na mandíbula e na face, o bruxismo pode causar desgaste e sensibilidade nos dentes.
Os sinais de bruxismo são comuns em todas as faixas etárias. Na prática, os sintomas e a frequência variam de pessoa para pessoa e não tem relação com a idade!
Sim, a tendência de desenvolver bruxismo pode ser transmitida através das gerações. Mas vale lembrar que a genética não é o único e nem o principal fator que contribui para o bruxismo.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais