Um dente lascado não só requer cuidados odontológicos para ser reparado, como também pode ser um sinal de que o bruxismo se tornou mais sério. Ao apertar e ranger os dentes, você pode colocar muita pressão sobre o esmalte, mesmo durante o sono, podendo realmente danificar os dentes. Reparar esse dano pode custar caro e ele pode até provocar cárie, então é melhor conversar com o dentista sobre a possibilidade de usar um protetor bucal antes de lascar mais dentes.
Algumas pessoas rangem os dentes periodicamente por causa de problemas momentâneos, como o estresse no trabalho. Mas se o bruxismo for crônico, ou seja, se você range os dentes na maioria das noites, provavelmente é melhor perguntar ao dentista sobre a possibilidade de usar um protetor bucal. Embora o protetor não cure o bruxismo, pode minimizar os efeitos negativos nos dentes se você range os dentes todas as noites.
Você sente uma dor de cabeça intensa todas as manhãs? Pode ser o resultado de bruxismo noturno. Um protetor bucal não fará com que você pare de ranger os dentes, mas pode ajudar. Converse com o dentista sobre as opções disponíveis para você. A MedlinePlus sugere exercícios de relaxamento para ajudá-lo a relaxar à noite, diminuindo a probabilidade de ranger os dentes. O dentista pode sugerir outras formas de minimizar o bruxismo.
A disfunção temporomandibular (DTM) ocorre quando os músculos ao redor da mandíbula ficam inflamados, o que às vezes acontece como resultado do bruxismo. Se você receber o diagnóstico dessa disfunção, pergunte ao dentista sobre o uso de um protetor de dentes. O protetor bucal evitará que você cerre e ranja os dentes, reduzindo assim parte da dor associada à DTM.
Se você toma antidepressivos regularmente, converse com o dentista sobre a possibilidade de usar um protetor bucal. Um estudo publicado em uma edição de 2012 da revista Clinics constatou que a paroxetina, o principal ingrediente de alguns antidepressivos, pode causar bruxismo noturno. Se você toma determinados medicamentos, pode precisar proteger os dentes desses efeitos colaterais. Você também pode falar com o médico para ajustar a dose do medicamento ou trocar para outro antidepressivo se o bruxismo se tornar um problema.
O bruxismo é um distúrbio comum, mas você não precisa sofrer por isso. Marque uma consulta com o dentista e converse sobre protetores bucais e outras formas de lidar com esse problema e curá-lo.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais