Boa leitura!
Existem várias causas que podem levar a dor em todos os dentes. Algumas delas causam uma dor de dente mais intensa e outras geram uma sensação de incômodo e também de sensibilidade, e ambas são ruins.
Está sentindo sua gengiva inflamada e tem bastante dor, sangramento e sensibilidade no local? A causa para isso pode ser uma gengivite.
Esse problema, se não for tratado da maneira certa, pode levar à perda dos dentes ou outros problemas mais graves, como infecções.
O tratamento envolve uma boa escovação, junto de uma limpeza feita por um dentista e os enxaguantes bucais indicados pelo profissional.
A periodontite é uma forma mais grave de gengivite que pode causar destruição do osso e dos tecidos que sustentam os dentes.
Esse é um problema bastante sério e deve ser tratado quanto antes com a ajuda de um profissional dentista.
O apinhamento dental é um problema que ocorre devido à falta de espaço da arcada dentária, fazendo com que os dentes se acomodem de forma errada, se sobrepondo e deixando o sorriso desarmônico.
A falta de espaço pode prejudicar várias atividades, como a deglutição e respiração, mastigação e causar desgaste errado e dor em todos os dentes.
O estresse, a ansiedade e a depressão são condições psicológicas que causam tensão muscular na face e na mandíbula, fator conhecido como “bruxismo”. Essa pressão gera um desconforto intenso e deixa todos os dentes doendo.
Além dessas quatro, outras causas incluem:
nascimento dos sisos;
cáries;
trauma dental.
Se você estiver sentindo dor em todos os dentes, existem algumas coisas que você pode fazer em casa para aliviá-la:
aplique uma compressa quente na área dolorida;
tome antibióticos ou anti-inflamatórios prescritos por um(a) profissional de saúde;
coloque um gel analgésico na área dolorida, segundo orientação de um(a) profissional.
No entanto, lembre que é importante consultar um dentista o mais rápido possível para diagnosticar a causa da dor de dente e iniciar o tratamento adequado.
Para casos de estresse e ansiedade, adotar alguns hábitos de prevenção ajuda a evitar problemas como o bruxismo. Eles incluem:
exercícios físicos;
massagens;
exercícios respiratórios.
A forma como aliviar dor de dente depende da causa. Em alguns casos, ele pode ser simples e rápido, como a limpeza e raspagem das gengivas para tratar a gengivite.
Em outras situações, o tratamento pode ser mais complexo e demorado, como a cirurgia para remover dentes apinhados ou tratar a periodontite. O ideal, como explicado anteriormente, é procurar um dentista para ter o diagnóstico correto.
Aqui estão algumas dicas para manter uma boa saúde bucal:
escove os dentes sempre após as refeições por dois minutos com uma escova macia e creme dental com flúor;
use fio dental uma vez ao dia para remover a placa e os alimentos entre os dentes;
visite seu dentista regularmente para exames e limpezas.
Além disso, como você viu anteriormente, a melhor maneira de evitar dor em todos os dentes é a prevenção. E a linha de Colgate Sensitive Pro Alivio pode te ajudar.
O creme dental Colgate Sensitive Pro Alivio Imediato Xtreme Temperatures, por exemplo, proporciona um alívio da sensibilidade 2x mais rápido (em comparação a cremes dentais com nitrato de potássio, com base em estudos clínicos publicados) para que você possa aproveitar uma bebida gelada ou quente.
A melhor maneira de evitar ter vários dentes doendo ao mesmo tempo é manter uma boa higiene bucal. Isso inclui escovar eles sempre após as refeições, por cerca de dois minutos e com uma escova de dentes macia e creme dental com flúor.
Uma infecção dentária pode causar dor generalizada porque os germes podem se espalhar para outras partes da boca. Isso pode causar inflamação e dor nas gengivas, nos ossos e nos tecidos que sustentam os dentes.
Sim, a alimentação pode influenciar na dor em todos os dentes. Alimentos quentes ou frios, doces ou ácidos podem irritar os dentes e causar dor.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
QUIZ DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
QUIZ DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais