De todas as doenças bucais, a periodontite avançada é uma das mais preocupantes. Ela começa como uma gengivite, causada pela formação da placa bacteriana na gengiva.
Quando não é tratada da maneira correta, ocorre o acúmulo dessa placa e a inflamação das gengivas. Com a progressão, ocorre a formação de bolsas periodontais, onde as bactérias se alojam entre os dentes e as gengivas.
Dessa forma, as bactérias ficam “escondidas” dos cuidados de higiene diários e liberam toxinas que afetam o osso, a gengiva e os ligamentos que sustentam os dentes, evoluindo para a periodontite severa.
Além disso, alguns fatores influenciam aumentando diretamente o risco de desenvolver doenças periodontais, como:
genética;
estresse;
diabete;
tabagismo.
Como você leu acima, a doença periodontal não é algo que surge do nada. Os sintomas são um importante indicador de que é preciso fazer uma intervenção precoce e procurar um dentista. Confira os principais sinais:
A retração gengival pode levar a dor e a sensibilidade nos dentes, pois deixam a dentina mais exposta, causando leves choques em contato com alimentos gelados ou quentes e causando desconforto na hora de mastigar.
E o mais importantes, a retração é um dos primeiros sinais de periodontite, já que com a retração, podem se formar bolsas entre os dentes e a gengivas, acumulando bactérias.
A gengivite é uma das responsáveis pela retração gengival, que leva a periodontite avançada. Por isso, para evitar que as estruturas de sustentação sejam afetadas, é preciso tratar o quanto antes.
O sangramento gengival pode ser causado tanto pela gengivite ou pela periodontite. No caso da gengivite, ocorre sangramento durante a escovação e com o uso do fio dental.
Como muitas vezes ocorre acúmulo de tártaro e o problema evolui para a doença periodontal, o sangramento pode ocorrer mesmo quando não há escovação ou uso do fio dental. Por isso, é importante fazer a limpeza para remoção do tártaro com regularidade
O mau hálito ocorre porque as bactérias presentes na placa bacteriana e no tártaro produzem gases que têm um odor desagradável. Nem sempre é causado pela falta de escovação, por isso, fique atento caso esse problema persista.
A perda óssea é um dos sintomas mais severos da periodontite avançada. Ela ocorre porque a inflamação e a infecção podem causar a destruição do osso que sustenta os dentes. Isso causa uma dor intensa, impossível de não ser detectada.
A perda dos dentes é a consequência mais grave da doença. Isso porque a perda óssea pode tornar os dentes instáveis e, eventualmente, eles podem cair. Depois que isso acontece, é muito difícil reverter e salvar os dentes naturais.
O tratamento para periodontite avançada é complexo e requer o acompanhamento de um dentista especializado. Ele envolve geralmente as seguintes etapas:
remoção da placa bacteriana e do tártaro: primeiro, o dentista precisa remover a placa bacteriana e o tártaro que estão presentes na superfície dos dentes e sob a gengiva;
desinfecção dos tecidos periodontais: em seguida, é comum que o profissional recomende usar antibióticos ou outros medicamentos para remover a infecção dos tecidos periodontais afetados;
recuperação do osso perdido: por último, em alguns casos, pode ser necessário realizar procedimentos cirúrgicos para recuperar o osso perdido.
O tratamento da periodontite avançada costuma ser eficaz na recuperação da saúde bucal e na prevenção da perda dos dentes. No entanto, é importante ressaltar que ele é mais eficiente se for iniciado o mais cedo possível.
Além de causar a perda dos dentes, a periodontite também pode aumentar o risco de outras doenças, incluindo problemas cardíacos, doenças pulmonares, diabete, complicações renais e parto prematuro.
Sim. A doença periodontal é a principal causa da perda dos dentes em adultos. Isso ocorre porque a perda óssea causada pela periodontite pode tornar os dentes instáveis e, eventualmente, eles podem cair.
A gengivite é o estágio inicial da doença periodontal. Ela ocorre quando as bactérias presentes na placa bacteriana se acumulam na linha da gengiva e começam a causar uma inflamação. Se não for tratada, a gengivite pode evoluir para periodontite.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais