Fatores que contribuem para a periodontite

>Normalmente, a periodontite acontece em conjunto com outro problema da sua boca.

Na verdade, as doenças periodontais, como a gengivite, são causadas pela placa bacteriana, uma película pegajosa que se forma continuamente ao redor dos dentes.

E o acúmulo de placa bacteriana ao redor dos dentes pode avançar por baixo do tecido gengival. Quando a placa bacteriana se instala nessa região, endurece com o tempo, formando o tártaro (conhecido como cálculo dentário).

Na boca saudável, o tecido gengival e osso se aderem bem ao redor dos dentes. No entanto, quando a doença periodontal aparece, o osso e a gengiva ficam comprometidos, formando bolsas ao redor dos dentes.

Com o passar do tempo, essas bolsas se tornam mais profundas, o que permite que a placa bacteriana se instale e aumente.

Ou seja, uma má escovação pode evoluir para o surgimento do tártaro, que pode causar uma infecção na gengiva e que pode, por sua vez, evoluir para uma genivite ou periodontite.

Lesões ou traumas no dente também podem causar periodontite do tipo apical.

 

E quais os medicamentos para periodontite?

Para ajudar no tratamento da periodontite, existem alguns medicamentos recomendados. São eles:

Remédios caseiros: cuidado!

Antes de tudo, é preciso dizer que os remédios caseiros, que são muito indicados informalmente, precisam de atenção e cuidado.

Afinal, soluções como água morna com sal, chás, infusões e óleos essenciais, por mais que possam trazer alívio, não são o tratamento mais indicado.

O ideal é sempre fazer o acompanhamento com um(a) dentista de confiança, que irá recomendar produtos especializados para higiene bucal e gengival, como os da linha PerioGard, que têm tecnologia especializada para prevenir condições da boca, como a placa bacteriana, inchaços, sangramento e a gengivite.

O(a) profissional também poderá indicar o melhor caminho para o seu caso, assim como indicar os medicamentos para periodontite realmente eficazes.

 

APROVEITE PARA LER MAIS CONTEÚDOS QUE AJUDAM A MANTER A SUA SAÚDE BUCAL EM DIA

 

Tratamento a laser

O tratamento para periodontite a laser é, muitas vezes, usado como complemento à raspagem e ao alisamento radicular. 

Durante os procedimentos periodontais, cada laser usa diferentes comprimentos de onda e níveis de potência para remover com segurança o acúmulo de tártaro. 

Procedimentos cirúrgicos

Eles são usados para proporcionar um melhor acesso para a remoção de placa bacteriana e tártaro, para a reconstrução do tecido gengival e para a redução da profundidade das bolsas. 

No caso dos procedimentos regenerativos, como o termo sugere, eles são feitos para regenerar o osso e o tecido perdidos em caso de deterioração do osso alveolar pela doença periodontal.

Alguns dos danos podem ser revertidos através da regeneração do tecido e do osso perdidos.

 

Não se arrisque: consulte o(a) dentista antes de usar um medicamento para periodontite

Como você pôde ver, se tiver algum sintoma de periodontite, é fundamental visitar o(a) dentista para receber um diagnóstico, assim como a indicação do tratamento mais adequado.

Ou seja, não se automedique, combinado?

 

Dúvidas frequentes sobre medicamento para periodontite

Água morna cura periodontite?

A solução de água morna e sal é muito falada quando o assunto é remédio caseiro para periodontite, já que ela pode eliminar os germes e bactérias da boca. 

No entanto, mais que buscar soluções caseiras para a doença, o indicado é realmente procurar ajuda médica. O(a) dentista irá indicar qual tratamento mais faz sentido para o seu caso, assim como os medicamentos mais eficazes.

Qual o melhor antibiótico para periodontite?

Para casos de doença periodontal como a periodontite, a amoxicilina tem sido o medicamento mais indicado. Mas sempre você deve seguir a orientação do(a) dentista.

Isso porque antibióticos sistêmicos como esse são usados para diminuir ou interromper a progressão da periodontite, sendo muito eficazes nos tratamentos.

O que fazer para aliviar a periodontite?

Em todo e qualquer caso, o melhor caminho é sempre a prevenção. 

Por isso, invista em uma higiene bucal adequada, com escovação feita da forma certa e uso de fio dental todos os dias. Assim, você evita doenças como a periodontite e deixa sua boca mais saudável.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.