As doenças da gengiva, como a gengivite, são causadas, em geral, pelo desenvolvimento de placa bacteriana. Ela é uma película pegajosa que se forma continuamente nos dentes e na linha da gengiva.
E como a placa bacteriana tem bactérias (que, por sua vez, liberam toxinas prejudiciais), ela irrita a sua gengiva quando deixa de ser removida adequadamente, levando à inflamação.
Pior: quando você não trata, a gengiva inflamada pode formar bolsas que vão continuar retendo a placa bacteriana embaixo da linha da gengiva.
E essa complicação acaba irritando ainda mais o tecido. Ou seja, se você não agir, o que seria uma inflamação pode piorar ao ponto de até destruir o osso e outros tecidos que dão suporte aos dentes.
Mas existem ainda outros, fatores, além da placa bacteriana, podem ser:
estresse;
má nutrição;
tabagismo;
obesidade;
bruxismo;
sistema imunológico enfraquecido.
Por isso, o ideal é manter a atenção não só à saúde da sua boca, mas ao seu bem-estar em geral.
Veja agora os principais sinais de uma gengiva com inflamação:
gengiva inchada e/ou dolorida;
sangramento na gengiva ao escovar os dentes ou ao passar o fio dental;
mau hálito;
partes da gengiva que não aderem ao dente e que podem estar sofrendo retração.
Para começar, nenhuma solução caseira substitui a avaliação de um(a) dentista. Afinal, apenas ele(a) pode entender corretamente o estágio da inflamação e quais devem ser os próximos passos.
Ou seja, soluções caseiras podem ser úteis para aliviar o incômodo, e em complemento ao que o(a) dentista indicar.
Até porque os sintomas podem não desaparecer se você demorar para visitar o consultório, o que aumenta os riscos de agravamento.
Por isso, dentistas costumam indicar produtos específicos para o cuidado da gengiva, como os de PerioGard, que têm tecnlogia especializada contra a placa bacteriana, inchaços, sangramento e a gengivite.
Ajuda a acalmar e a cicatrizar a gengiva, aliviando a dor da inflamação.
A mistura o ideal e o modo de preparo são:
usar ½ colher de sal para cada copo de água morna;
misturar a solução.
Depois disso, basta bochechar como um enxaguante bucal.
Tomar chá para aliviar o incômodo é comum. Nesse caso, a infusão de sálvia pode auxiliar na redução do inchaço, dor e sangramento.
Isso porque a sálvia tem cânfora e cineol, que possuem ação anti-inflamatória e antibacteriana, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.
Para preparar:
use duas colheres de sopa de sálvia fresca (ou apenas uma de sálvia seca);
misture em uma 1 xícara de água fervente.
Antes bochechar:
deixe a sálvia em infusão na água fervente entre 5 e 10 minutos;
espere esfriar para coar.
E bocheche entre 20 e 30 segundos, podendo ser repetido de 2 a 3 vezes por dia.
O óleo de coco também pode ser uma alternativa caseira para aliviar a inflamação da gengiva, segundo estudo de Woolley J, Gibbons T, Patel K, Sacco R.
A babosa (ou aloe vera, como também é conhecida) tem ação cicatrizante e bactericida e é reconhecida como um complemento no tratamento periodontal, segundo o estudo O uso do aloe vera como coadjuvante no tratamento periodontal.
Ou seja, duas características positivas para o alívio da gengiva inflamada.
Mas sempre peça orientação do(a) dentista antes de passar.
Este chá ajuda a diminuir a inflamação e, consequentemente, a dor, pois tem eugenol, que é analgésico e anti-inflamatório, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.
Para preparar:
use 10 cravos da índia para cada xícara de água.
ferva, como em um preparo normal de chá.
Antes de bochechar:
espere esfriar e coe;
bocheche por entre 20 e 30 segundos;
repita duas vezes ao dia.
Os cuidados diários da boca são fundamentais também não só para prevenir inflamações, mas também para complementar o tratamento.
Escove os dentes por pelo menos 2 minutos após as refeições (ou ao menos duas vezes ao dia).
Lembre-se de não exagerar na força ou escovar incorretamente para não prejudicar a gengiva e os dentes.
Usar o fio dental é para todos os dias, uma vez que ele remove resquícios de alimentos entre os dentes que podem provocar irritação na gengiva e posterior inflamação.
O enxaguante bucal complementa esses cuidados, uma vez que reforça a proteção da sua boca.
Sim, pode parecer repetitivo, mas essa é uma das principais ações que você deve tomar para prevenir e tratar a inflamação na gengiva.
Por isso, mantenha em dia suas consultas, combinado?
O ideal é passar por avaliação de um(a) dentista para que a causa da inflamação possa ser identificada, mas é possível adotar alguns hábitos em casa que podem auxiliar no alívio dos sintomas: higiene bucal diária e adequada e bochecho com óleo de coco.
Como a pomada é um medicamento tópico a ser aplicada diretamente na gengiva, o correto é que o melhor para cada caso seja prescrito por um(a) dentista.
Os chás são excelentes opções para a realização de bochecho para diminuir os sintomas causados pela gengiva inflamada, os melhores são: chá de cravo da índia; chá de sálvia; chá de alcaçuz; chá de mirtilo, dentre outros.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais