A função da gengiva é abrigar e proteger seus dentes de várias maneiras:
A recessão gengival acontece quando:
Caso note os sinais da recessão gengival, marque uma consulta com o(a) dentista ou periodontista para uma avaliação e para evitar uma progressão, combinado?
Todos os fatores abaixo podem desencadear a retração da gengiva:
Depois de saber de tudo isso, você pode estar se perguntando: tá, mas a gengiva volta a crescer? Infelizmente, a resposta é não. Isso não vai acontecer. Mas a boa notícia é que existem algumas opções de tratamento. E com base no que você vai ver a seguir, uma conversa com o(a) dentista será ótima para você tirar as suas dúvidas sobre os tratamentos para a retração gengival.
Esse procedimento é mais do que uma limpeza dental mais intensa.
Na prática, a limpeza profunda é uma raspagem e um alisamento radicular, feitos com instrumentos especiais para eliminar a placa e o tártaro nas raízes, justamente onde a gengiva retrai.
Essa técnica pode melhorar a saúde da gengiva e a linha do sorriso.
Isso porque o(a) dentista ou periodontista construirá uma nova linha gengival reta com um laser ou bisturi (o que, por sua vez, ajuda a manter o tecido gengival saudável e mais fácil de limpar).O enxerto gengival é um procedimento cirúrgico para remover tecido de uma área diferente da boca (geralmente do palato) e aplicá-lo no dente e na raiz exposta.
A recuperação pode levar até uma semana ou mais, pois o enxerto do palato ou outro tecido gengival precisa de tempo para cicatrizar. Nesse período de recuperação, o ideal é evitar comer alimentos duros, além de não escovar perto do enxerto. Por isso, o acompanhamento do(a) dentista é fundamental.Essa é uma abordagem mais moderna para tratar a recessão gengival.
Seu tecido gengival é levantado para que o(a) profissional possa colocar um enxerto ósseo ou de outro material regenerativo onde o osso se deteriorou.
A regeneração geralmente é o último recurso quando acontece um dano significativo ao tecido ósseo e à gengival por causa da doença periodontal.Prevenir a recessão gengival muitas vezes se resume a uma higiene bucal adequada:
Ou seja, a prevenção começa pela sua disciplina de cuidado com a boca. Mas se a sua gengiva está se retraindo devido a fatores que não dependem de você, converse com o(a) dentista ou periodontista para ele(a) indicar um tratamento.
De novo: infelizmente, gengiva retraída não volta a crescer.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais