Fibromas são massas que podem aparecer em outras partes do corpo, mas são comumente encontradas na cavidade bucal. São grumos duros e lisos de tecido cicatricial parecidos com tumores. Os fibromas têm a mesma coloração que a pele no interior da boca, branca ou vermelha escura, se sangraram recentemente por irritação.
Essa massa de tecido conjuntivo geralmente cresce em resposta a um trauma ou irritação localizada. O que isso significa? Um fibroma traumático é formado por causa do "incômodo" constante em uma área específica da boca. Por exemplo, se você morde constantemente o interior da bochecha, um fibroma pode se formar nesse local. Embora os fibromas quase nunca sejam cancerígenos, eles podem ficar maiores quando sofrem irritação ou podem aumentar com o tempo.
Normalmente, se você tem um fibroma, ele é identificado por você! Ou ele pode ser detectado por um médico ou dentista em um exame de rotina. Em raras ocasiões, os fibromas podem aparecer na maxila (maxilar superior) ou na mandíbula (maxilar inferior). É mais provável que esse tipo de fibroma seja descoberto em exames de imagem digitais, em vez de ser notado pelo paciente em sua rotina diária.
Como observado acima, as fibromas orais se desenvolvem na cavidade bucal. Especificamente, os fibromas ocorrem na língua e no interior das bochechas e dos lábios. Eles podem até crescer do lado de fora da boca e podem ficar elevados. Tenha em mente que os fibromas são causados pela mordida constante de uma área específica da pele, irritação por um objeto estranho (como próteses, por exemplo) ou trauma no tecido adjacente.
Embora a probabilidade de ocorrência seja maior em adultos, os fibromas podem ocorrer a qualquer idade. Por exemplo, o fibroma ossificante, um tipo específico de fibroma, pode ocorrer em crianças.
Embora manter sua rotina de saúde bucal seja essencial, evite usar a escova de dentes para escovar o fibroma. Esse tipo de estímulo pode irritá-lo ainda mais. A remoção do fibroma é geralmente o melhor tratamento. Mesmo que a maioria dos fibromas seja quase sempre benigna, o dentista pode determinar que a remoção do tecido como precaução é uma boa ideia. O dentista então enviará uma amostra de tecido para biópsia a um patologista especializado nesse tipo de amostra. Se houver um motivo para a remoção do fibroma, um cirurgião bucomaxilofacial pode realizar esse procedimento de forma simples, com o anestesiamento da área, remoção do fibroma e suturação da incisão. Em geral, o processo de cicatrização é relativamente rápido, permitindo que você mantenha os cuidados bucais regulares.
Embora aprender sobre o tratamento do fibroma possa ajudar a tranquilizar sua mente, também é essencial saber como evitar a formação de um novo fibroma! Como sabemos que a maioria dos fibromas orais se desenvolve por causa de traumas ou irritações contínuas em uma área específica da boca, é bom descobrir os hábitos que causaram o primeiro fibroma. Abandonar esses hábitos pode levar tempo! Mas com a ajuda do dentista, você pode começar a adotar medidas preventivas para manter sua boca livre de lesões.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais