Algumas razões podem explicar essa sensação ruim quando você está curtindo um momento tão gostoso como o de comer a sobremesa que mais gosta.
A cárie dentária é o resultado da deterioração do dente, causada por alguns motivos, como o descuido com a escovação diária da boca.
Geralmente, ela se desenvolve até destruir o esmalte, expondo partes sensíveis do dente.
Com o tempo, a cárie também começa a causar dores, trazendo incômodo ao ingerir alimentos doces.
À medida que você envelhece, a gengiva se retrai, deixando partes da raiz do dente expostas.
Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas ficam expostas, o que também causa a dor no dente ao comer doce.
Aliás, a cárie que surge na superfície da raiz é chamada pelos dentistas de cárie radicular.
Escovar os dentes por mais tempo (o indicado é de, pelo menos, 2 minutos) não é um problema, o ponto é aplicar muita força na escovação.
Isso porque “pesar a mão” pode causar abrasão do esmalte dos dentes e do tecido gengival, provocando sensibilidade dentinária.
Dica: na próxima escovação, tente prestar atenção nos gestos e na força exagerada que você pode estar usando para escovar os dentes.
Um tratamento odontológico recente, como de canal, pode facilitar a inflamação ou infecções.
Por conta disso, a dor ao ingerir alimentos doces, principalmente, é algo que pode acontecer.
Neste caso, siga as orientações do(a) dentista, como evitar tais alimentos durante o período de recuperação do tratamento dental.
A sua dor no dente ao comer doce também pode estar relacionada a doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite.
A gengivite, quando não tratada adequadamente, pode evoluir para periodontite mais avançada e destrutiva, causando perda da gengiva e do osso alveolar.
Ambas as formas de doença periodontal exigem cuidado imediato. Por isso, todo cuidado é pouco!
Existem passos que você pode seguir para minimizar ou neutralizar a dor no dente ao comer seus doces preferidos, dependendo da intensidade:
em primeiro lugar, pratique a higiene bucal adequada;
use um creme dental específico para dentes sensíveis, para mantê-los limpos sem irritar o esmalte mais ainda. O creme dental Colgate Sensitive Pro Alívio foi desenvolvido especificamente para ajudar quem tem dentes sensíveis;
escove os dentes e use o fio dental após as refeições no trabalho, mantendo uma escova e um creme dental na gaveta da sua mesa;
se a dor persistir, consulte seu(a) dentista para saber exatamente como agir.
Também é possível se antecipar para evitar a condição:
uma das dicas para se prevenir da dor no dente ao comer doce é mudar seus hábitos alimentares: substitua lanches processados, como biscoitos e doces, por frutas e vegetais saudáveis e deliciosos;
o mesmo vale para o que você bebe: substitua os refrigerantes cheios de açúcar por água para afastar constantemente as bactérias famintas por açúcar;
mastigar um chiclete sem açúcar é outra alternativa que proporciona o prazer do sabor doce sem os efeitos nocivos do acúmulo de açúcar na boca.
No entanto, se você acha que sua sensibilidade ao açúcar é um problema crônico, consulte o(a) dentista.
Pode parecer repetitivo, mas para qualquer problema envolvendo sua saúde bucal, o melhor caminho é consultar um(a) dentista.
Ele(a) poderá fazer o diagnóstico do seu problema, seja ele dor no dente ao comer doce ou qualquer outro, indicando o melhor tratamento.
Sim, o chocolate pode estimular a sensibilidade nos dentes. Isso acontece quando o esmalte do dente já está desgastado: por ser o agente que protege os dentes de agentes externos, a dentina é exposta.
Com isso, alimentos ricos em ácidos, como é o caso do chocolate, podem causar sensibilidade em alguns casos.
A cárie pode causar danos profundos no dente, afetando o nervo. Com isso, se o seu dente já estiver com o esmalte danificado, a produção de ácido será maior.
Sendo assim, a dor também pode aumentar durante o consumo de alimentos ricos em ácidos, como os doces.
Como você viu neste conteúdo, é possível tanto prevenir quanto tratar a condição. Seja com as dicas acima, seja seguindo orientações mais específicas do(a) dentista.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais