Continue a leitura deste conteúdo e entenda mais sobre os seguintes tópicos:
o que fazer quando a raiz do dente estiver exposta;
quais são os sintomas mais comuns desta condição;
causas da raiz do dente exposta;
como funciona o tratamento.
Confira!
A dor de dente ou sensibilidade dentinária frequentemente é o primeiro sintoma observado quando as raízes dos dentes estão expostas.
É possível que a raiz do dente exposta faça com que a pessoa sinta dores ou pontadas nos dentes a qualquer momento, mas o consumo de alguns alimentos ou bebidas podem desencadear essa sensação, como:
doces;
ácidos;
quentes;
frios.
Outros sinais que podem ser observados são a aparência mais alongada dos dentes ou a exposição das raízes na base dos dentes.
Qualquer doença que prejudique a gengiva pode ser responsável pela exposição da raiz dos dentes, conforme pode ser visto nos tópicos a seguir:
A retração gengival ocorre quando a gengiva começa a diminuir o tecido em relação a raiz do dente, deixando-a mais exposta.
Quando um dente sofre um trauma pode apresentar alguns sintomas associados, que podem comprometer a saúde da gengiva, como:
sangramento na gengiva;
inchaço na região.
Uma ferida na boca pode infeccionar e afetar a gengiva, podendo começar a se retrair e deixando a raiz do dente exposta.
A má oclusão pode gerar uma força excessiva entre os dentes pelo fato de estarem desalinhados, a partir disso a gengiva começa retrair, o que causa a exposição da raiz dos dentes.
A falta de higiene bucal adequada pode fazer com que:
haja o acúmulo de restos de alimentos entre os dentes;
fazendo com que bactérias se desenvolvam;
ocasionando a cárie, a qual compromete a saúde do dente e, consequentemente, da gengiva.
Em caso de dor de dente ou sensibilidade dentinária por conta da raiz do dente estar exposta, é necessário se consultar com um(a) dentista para que os cuidados necessários aliado ao tratamento sejam seguidos.
Raiz do dente exposta: como tratar? Esse é um questionamento muito comum nos consultórios dos(as) dentistas.
O tratamento para melhorar a saúde bucal e reduzir a exposição da raiz dos dentes pode começar durante a rotina diária de cuidados bucais:
escovar os dentes com um creme dental específico para dentes sensíveis, como o Colgate Sensitive Pro Alívio;
escovar os dentes com um creme dental específico para as gengivas, como o Colgate Total 12 Gengiva Reforçada;
usar escova dental com cerdas macias, como a da linha de produtos PerioGard, fazendo movimentos circulares.
Além disso, é indispensável passar pela avaliação de um(a) dentista, pois ele(a) poderá indicar o melhor tratamento que pode ser:
aplicação de agentes dessensibilizantes ou flúor em gel;
em casos mais graves, pode ser necessário intervenção cirúrgica para a realização de um enxerto gengival.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre o que causa a exposição da raiz do dente e as possibilidades de tratamento, confira outros conteúdos relacionados a doenças periodontais.
Há mais de uma causa para que a raiz do dente fique exposta, dentre elas: retração gengival e cárie que comprometem a saCaso não sejam tratadas, o quadro pode piorar e causar danos irreversíveis de periodontite, como perda óssea dos dentes.úde bucal.
Caso não sejam tratadas, o quadro pode piorar e causar danos irreversíveis de periodontite, como perda óssea dos dentes.
O(a) dentista pode recomendar um remédio para dor de dente como paracetamol ou dipirona. Mas, um bochecho com água morna e sal pode ajudar a aliviar a dor, mas não substitui o tratamento odontológico.
Há mais de uma causa para que a raiz do dente fique exposta, dentre elas: retração gengival e cárie que comprometem a saúde bucal.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais