Pode ser difícil decidir entre usar um enxaguante bucal junto com gel ou creme dental para sensibilidade para tratar sua sensibilidade.
Mas ambos têm ação que limpa os dentes, protege o esmalte e combate a sensibilidade.
A única recomendação é:
dê preferência a produtos que são próprios para o tratamento da sensibilidade.
Eles terão mais eficiência ao tratar este problema, devolvendo o alívio que você tanto busca para poder consumir alimentos e bebidas com tranquilidade.
Mas vale lembrar que se você continuar com dúvidas o melhor é conversar com a(o) dentista. É importante você ter a opinião de um(a) profissional, combinado?
Pode ficar tranquilo(a) porque não há contraindicações para o uso do enxaguante bucal para sensibilidade - a não ser por algum motivo específico que o(a) dentista aponte.
A única recomendação é que se você não gosta da sensação de “queimação” associada a muitos tipos de enxaguantes bucais, o melhor então é escolher um enxaguante sem álcool.
Aliás, o enxaguante bucal sem álcool tem em geral ingredientes que combatem o mau hálito, como o cloreto de cetilpiridínio.
A dúvida que não quer calar: o enxaguante para sensibilidade realmente reduz a dor?
Sim! Os produtos para essa finalidade são reconhecidos por criar uma barreira de longa duração contra a sensibilidade, aliviando a dor.
Se a sensibilidade for causada por cárie, pode-se restaurar o dente. Se a causa for gengivite, o(a) dentista pode fazer uma profilaxia completa da área afetada.
Porém, se a causa for a exposição da dentina, o tratamento para a redução da sensibilidade precisa de vários cuidados, tanto em consultório como em casa.
Essas são as opções dos procedimentos que podem ser feitos em consultório:
aplicação de verniz de flúor nas áreas expostas para ajudar a mineralizar o esmalte e a dentina;
aplicação de espuma ou gel de flúor, por meio de moldes bucais, durante 3 a 5 minutos, proporcionando alta concentração de flúor para ajudar as áreas sensíveis;
aplicação de agente fixador (material usado para fixar restaurações) para impermeabilizar a superfície da dentina ajudar os estímulos que causam a sensibilidade;
aplicação de laser terapêutico.
Já para o tratamento caseiro, essas são algumas dicas:
usar uma escova de cerdas muito macias;
escovar corretamente os dentes, mas não em excesso;
usar creme dental para sensibilidade, especialmente criada para ajudar nesse incômodo;
procurar também creme dental com alta concentração de flúor, segundo orientação do(a) dentista.
Agora ficou mais fácil entender o poder do enxaguante para sensibilidade, não é mesmo?
E, lembre-se: o(a) dentista é a pessoa mais indicada para ajudar na escolha do melhor enxaguante bucal para as suas necessidades. A sua saúde bucal merece sempre o melhor.
Não! Tenha em mente que o enxaguante bucal é um complemento de uma boa rotina de higiene oral, não um substituto para a escovação e o uso do fio dental.
O ideal é, sempre depois de escovar os dentes de manhã e à noite, usar o enxaguante bucal. Você também pode fazer isso antes ou depois do fio dental.
O mais indicado é sempre contar com a orientação de um profissional, que pode indicar o melhor para você.
Não. Existem enxaguantes bucais para diversas necessidades e uma delas é a sua sensibilidade dental.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais