Em geral, as pessoas acham que a água com gás é uma escolha saudável, mas algumas acreditam que não é tão boa quanto parece. A água com gás faz mal para os dentes? Saiba mais sobre essa bebida popular.
Refrigerantes açucarados são um golpe duplo contra os dentes. Primeiro, eles contêm muito açúcar, que pode causar cárie e cavitação. Segundo, de acordo com Associação Americana de Odontologia, muitas bebidas gaseificadas têm alto nível acidez. As bebidas e os alimentos ácidos são mais propensos a contribuir para a erosão dentária do que os não ácidos.
Por causa dos efeitos negativos causados pelos refrigerantes nos dentes, a ADA recomenda a escolha de outras bebidas. Entre as bebidas recomendadas pela ADA estão água, leite e água com gás sem açúcar.
Embora a água com gás não contenha açúcar, ela é carbonatada, e é justamente a carbonatação que preocupa algumas pessoas.
Alguns estudos foram realizados para analisar a acidez de várias bebidas, incluindo água com gás. Um deles, publicado na revista da Associação Americana de Odontologia, mediu o pH de aproximadamente 400 bebidas. As bebidas incluíam uma variedade de refrigerantes açucarados, bebidas esportivas, sucos, chás e águas com gás.
Os cientistas que realizaram o estudo classificaram o potencial de erosão das bebidas com base no nível de pH. Bebidas com pH abaixo de 3,0 foram classificadas como "extremamente erosivas", com pH entre 3,0 e 3,99 foram classificadas como "erosivas" e com pH acima de 4,0 foram classificadas como "minimamente erosivas".O site U.S. News & World Report observa que a maioria das bebidas esportivas foi classificada como "extremamente erosiva", enquanto algumas águas com gás foram classificadas como "minimamente erosivas".
A pesquisadora Ada McVean, da McGill University, realizou um estudo semelhante. Em vez de testar uma ampla variedade de bebidas, ela testou o pH de nove marcas diferentes de água com gás. As bebidas foram analisadas à temperatura refrigerada e ambiente, bem como nas formas carbonatada e descarbonatada. Em todos os testes, as águas apresentaram pH acima de 4,0. O pH tendeu a aumentar quando as águas estavam em temperatura ambiente e quando eram descarbonatadas, sugerindo que a água com gás é mais erosiva na forma em que você provavelmente beberá (fria e borbulhante).
Afinal, a água com gás faz mal para os dentes? Ela é muito menos erosiva do que outras bebidas. Mas talvez o mais importante, como ressalta a ADA, é que ela tem o mesmo efeito que a água comum, sem gás, no esmalte dos dentes. Para manter os dentes o mais saudáveis possível, a ADA recomenda substituir bebidas açucaradas por água com gás, mas não substituir a água fluoretada comum por água com gás.
O que mais você pode fazer para proteger os dentes contra a cárie e a erosão do esmalte? Se você tiver sensibilidade, cremes dentais especialmente formulados podem ajudar a fortalecer o esmalte dos dentes, repor o cálcio natural e proteger contra a sensibilidade.
O dentista também pode ajudá-lo a proteger seus dentes. As avaliações dentárias regulares podem detectar sinais de cárie logo no início, quando é fácil corrigir ou reverter o problema.
Substituir as bebidas açucaradas por água com gás sem açúcar pode ajudar a proteger os dentes, mas não é a única coisa que você pode fazer para manter seu sorriso o mais saudável possível.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais