Todos os clareamentos deixam os dentes sensíveis?

A resposta mais sincera é: depende. Afinal, existem diferentes tipos de clareamento que podem ou não causar sensibilidade nos dentes, dependendo das condições de saúde bucal de cada pessoa.

Por exemplo, o clareamento dental pode ser feito por meio de:

  • pasta de dente clareadora;

  • gel clareador e moldeira;

  • e clareamento no consultório.

Outro fator que pode interferir na sensação ou não de sensibilidade é a intensidade e o tempo que o agente clareador, como o gel aplicado na moldeira, fica em contato com os dentes.

 

Deu sensibilidade nos dentes… E agora?

A sensibilidade pode aparecer durante o tratamento de clareamento dental, o que é mais comum, assim como depois.

Por isso, é fundamental:

  • seguir as instruções e orientações do(a) dentista;

  • não se arriscar com ideias furadas da internet, como clarear os dentes com bicarbonato de sódio;

  • ter mais atenção com determinados alimentos depois do clareamento, como doces e refrigerantes, que são ácidos e podem aumentar a sensibilidade;

  • não descuidar da higiene bucal.

Pode ser também que você precise usar pasta e escova de dente adequadas para dentes sensíveis, adaptando seus cuidados diários à prevenção de possível sensibilidade após o clareamento.

E quanto tempo dura a sensibilidade?

O tempo pode variar de pessoa para pessoa (assim como a intensidade), podendo aparecer apenas durante o uso do produto clareador ou durante a alimentação.

O fato é: converse com o(a) dentista para compartilhar essa condição.

 

Dicas de como diminuir a sensibilidade após o clareamento

Como dito, a sensibilidade dos dentes após o clareamento é, em geral, temporária e desaparece quando o tratamento termina. Porém, alguns cuidados ajudam a amenizar a sensação ruim enquanto ela estiver rondando o seu dia. 

Escolha uma pasta de dente para sensibilidade

Usar pasta de dente adequada é indispensável, pois ela ajuda na proteção do esmalte dentário, contribuindo para a menor sensibilidade.

A pasta de dente Colgate Sensitive Pro Alivio, por exemplo, cria uma barreira nos dentes para que a temperatura dos alimentos ingeridos, por exemplo, não atinja camadas mais internas, evitando a sensibilidade.

Cuide (mais) da sua alimentação

Durante e depois do tratamento de clareamento, como já viu, ajuda a evitar a sensibilidade reduzindo o consumo de alguns alimentos, como:

  • sobremesas muito doces;

  • refrigerantes e energéticos;

  • bebidas muito quentes ou geladas;

  • frutas muito ácidas.

Veja com o(a) dentista se é o caso de aplicar de flúor

Em alguns casos, pode ser que o(a) profissional complemente o tratamento de clareamento dental com a aplicação de flúor.

Isso ajuda a preencher os os túbulos que levam ao centro do dente, reduzindo as chances de sensibilidade dental.

Higienização, SEMPRE!

A higiene bucal deve continuar em dia para você não dar abertura à sensibilidade nos dentes depois do clareamento dental.

Afinal, manter a boca saudável é não só fundamental, mas uma importante prevenção ao desgaste dos dentes e à dor causada pela sensibilidade.

 

Escute o(a) dentista

O(a) dentista te passa as orientações ideais porque conhece o histórico dos seus dentes e como o tratamento de clareamento pode mexer com eles. 

Portanto, seguir as recomendações é a chave para ter os resultados desejados sem sentir dor da sensibilidade..

Viu só como é possível amenizar o incômodo causado pela sensibilidade nos dentes após clareamento?

 

Dúvidas frequentes sobre sensibilidade após clareamento

Como aliviar a sensibilidade após o clareamento?

Fazer a higiene bucal com escovas com cerdas macias e pasta de dentes para sensibilidade ajuda no alívio. Na dúvida, consulte o(a) dentista.

É normal sentir sensibilidade no dente depois de fazer clareamento?

Sim, é normal porque o clareador abre os poros do esmalte do dente. Ou seja, regiões como a dentina, os nervos e as polpas ficam mais expostas a possíveis estímulos que causam sensibilidade, como mudanças bruscas de temperatura e acidez dos alimentos.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.