Mas mesmo que sua rotina de higiene bucal seja impecável e você sempre receba estrelinhas do(a) dentista, isso não significa que você nunca sentirá dor de dente.
Essas são as possíveis causas da sua dor de dente:
Muitas vezes a cárie é a culpada desse tipo de dor, já que ela é um dano nos dentes causada pelos ácidos que são produzidos pela placa bacteriana.
Mas vale ressaltar que existem outras possíveis causas que você precisa ter em conta.
Mas antes de qualquer coisa, para evitar a cárie, lembre-se sempre dos cuidados com sua higiene bucal! A pasta de dente Colgate Sensitive Pro Alívio, por exemplo, alivia os problemas de dor de dente causados pela sensibilidade, enquanto elimina as bacterias da boca.
O dente com a raiz exposta pode provocar muita dor e sensibilidade.
Isso acontece por:
Retração gengival, causada pela escovação feita com muita força
Ou acúmulo de bactérias na região
Com a exposição radicular, podem também ocorrer inflamações e outras complicações mais sérias, caso não seja tratada.
Para evitar problemas nas gengivas, a dica é usar a pasta de dente Colgate Total Gengiva Reforçada. Ela é específica para aliviar problemas como esse, e cria uma super barreira protetora contra as bacterias da boca.
O bruxismo é o hábito de ranger os dentes repetidamente. Ele pode ser a consequência de problemas neurológicos ou psicológicos, como estresse e ansiedade, e acaba desgastando a superfície do dente, provocando a dor.
Além de trazer o incômodo do dente doendo sem cárie, ele também pode causar dor:
De cabeça
No pescoço
Nas costas
Além de cansaço e fadiga
Se você está sentindo dor de dente sem ter cárie, o que fazer então?
Mesmo que sua dor seja mais um incômodo do que exatamente uma dor de dente insuportável, isso não quer dizer que você possa deixar de investigar a causa desse desconforto.
A dor intermitente pode parecer apenas um inconveniente que não merece atendimento imediato no consultório do(a) dentista, mas esperar até a situação piorar nunca é a melhor opção.
Seja qual for o tipo ou intensidade da sua dor de dente, o melhor é falar com um(a) profissional para marcar uma consulta.
Então, gostou de conhecer mais sobre as razões do seu dente sem cárie estar doendo? Seu(a) dentista poderá detectar o problema, indicar remédios, caso seja necessário, e o tratamento mais adequado.
E, por último, nossa dica é que você mantenha seus cuidados diários em casa através de uma boa saúde bucal. Com os itens da linha Periogard da Colgate você ajuda a prevenir os problemas na gengiva* *causados por bactérias como o sangramento, e ainda conta com fórmula avançada que ajuda a remover a placa bacteriana. Seu sorriso agradece!!
Quando não há a presença de cáries, contar com ajuda profissional vai te ajudar a entender melhor a origem da dor, como minimizá-la e o tratamento ideal.
Não deixe para depois, nem ignore a origem da dor, já que isso pode ser o sinal de uma doença bucal que precisa ser investigada e tratada.
Sentir dor no dente pode ser o sinal de uma série de razões. Dentre eles, estão problemas na gengiva, cáries em algum dente ou até mesmo desgaste de um deles.
Para realizar o diagnóstico e fazer o tratamento mais adequado, consulte sempre seu(a) dentista.
Geralmente, a cárie no dente vem acompanhada de pequenos furos no dente ou ao redor dele, gengiva inchada ou dolorida, sensibilidade nos dentes e pequenas manchas marrons ou pretas nos dentes.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais