Os topos (coroas) de seus dentes são protegidos por uma forte camada externa chamada esmalte. As raízes, que normalmente estão sob as gengivas, não possuem esmalte, mas são protegidas pelo cemento. Tanto o esmalte quanto o cemento protegem a dentina que auxiliam na transmissão da sensação para os seus dentes e cérebro.
E dois processos são essenciais para o desenvolvimento da hipersensibilidade dentinária: a dentina deve estar exposta por perda de esmalte ou recessão gengival. A dentina é formada por canalículos dentinários que,quando expostos, ficam vulneráveis ao frio substâncias ácidas ou doces, glicerina ou apenas pelo toque mecânico.
As causas ligadas aos dentes sensíveis incluem:
Pode ser desafiador saber como tratar e conviver com dentes sensíveis Felizmente, existem muitas opções para ajudar a aliviar o desconforto e abordar as causas subjacentes a esse problema. Lembre-se que o tratamento apropriado ou a solução para a sua sensibilidade dependerá das causas e de sua condição individual.
Os tratamentos para dentes sensíveis incluem:
Dica útil para toda a vida Vale lembrar que reduzir a sensibilidade não é a mesma coisa que abordar suas causas subjacentes. Se você estiver com sensibilidade ou dor, isso pode ser um sinal de dano ou de alguma condição que requer a intervenção de um profissional. Por essa razão, recomendamos que você marque uma consulta com o seu dentista para obter diagnóstico e tratamento.
Frequentemente, a melhor maneira de cuidar de um sintoma é evitar que ele apareça. Se você está preocupado em ter dentes sensíveis ou se deseja enfrentar as razões que possam estar causando a sensibilidade, uma dieta balanceada e higiene bucal adequada são as melhores ferramentas que você tem à disposição.
O passo a passo para prevenir a sensibilidade dentinária inclui:
A sensibilidade dentinária pode ser desafiadora, mas você não está sozinho(a) na busca por uma solução e pode contar com o auxílio de profissionais para diagnóstico e tratamento.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais