Tem mais: a sensibilidade à temperatura vai além de possíveis inconvenientes na hora das refeições. Isso porque ela também pode ser um sinal de que você tem uma condição que precisa ser tratada pelo(a) dentista. Nesse conteúdo, vamos te ajudar a entender melhor as possíveis causas da sensibilidade e caminhos para tratá-la. Assim, beber e comer quente ou frio já não será necessariamente um desafio - mas um prazer, como deve ser. ;)
Existem diferentes causas para a sensibilidade no dente. Por isso, é fundamental saber mais para se prevenir ou para fazer as perguntas certas ao(à) dentista:
A sensibilidade a alimentos quentes e frios costuma ser um sinal de alerta de que:
Mas ela não é imbatível. O esmalte pode sofrer corrosões por diferentes motivos, como:
E você deve estar se perguntando o que pode causar a retração da gengiva... Algumas causas são:
Em alguns casos, você pode evitar o incômodo apenas colocando em prática (tendo mais disciplina) uma boa higiene bucal: escove os dentes pelo menos três vezes ao dia,
Ah, e não deixe de consultar o(a) dentista para revisões regulares.
Afinal, dependendo da causa e da gravidade do que estiver causando a sua sensibilidade, o(a) profissional pode recomendar um creme dental ou enxaguante bucal específicos para para dentes sensíveis. Esses produtos, como da marca Elmex, contêm ingredientes que podem ajudar a aliviar imediatamente a sensação de dor.
A Sociedade Brasileira de Endodontia recomenda consultar o seu dentista o mais rápido possível caso sinta sensibilidade dentinária por mais de 30 segundos, pois ela também pode indicar alguma doença da gengiva. Nesse tipo de situação, a sensibilidade pode, na verdade, acender o alerta para outras condições, como uma cárie, exposição do nervo, infecção ou doença gengival grave. Por sua vez, esse quadros podem levar o(a) dentista a optar por algum tratamento profissional.
Como você já deve ter percebido, dá para evitar ou tratar a sensibilidade que pode aparecer justo no momento em que você só quer saborear uma comida quente ou uma bebida ou sobremesa geladas.
Com uma disciplina de cuidado diário, você já dá um grande primeiro passo. E se estiver sentindo sensibilidade, da menos à mais intensa, já sabe: marque uma consulta no consultório. O(a) dentista é seu melhor ouvinte para você tirar dúvidas sobre o que leu aqui e para saber quais são os melhores caminhos a seguir. Afinal, não sentir dor, principalmente na hora de comer o que você mais gosta, é um bom motivo para sorrir.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais